A narrativa das moedas de privacidade ganha vapor, apesar dos deslistamentos de Bittrex: XMR, ZEC, DASH ganham 20%

11. Januar 2021

No início deste ano, as moedas focadas na privacidade foram aparentemente golpe de morte por Bittrex, uma popular troca cripto-asset.

A bolsa disse que estaria desmarcando os pares

Em um anúncio, a bolsa disse que estaria desmarcando os pares de troca que pertencem a três altcoins focados em privacidade: Monero (XMR), ZCash (ZEC), e DASH (DASH).

Nenhum ponto foi mencionado para as exclusões propostas, embora muitos tenham sido rápidos em assumir que isso se devia aos benefícios de privacidade que elas permitem. Jake Chvervinsky, um advogado que trabalha para a Compound Labs, escreveu:

„É profundamente decepcionante ver as trocas removerem bens só porque eles têm características de preservação da privacidade“. Não há nenhuma lei ou regulamento que exija isso, apenas a opinião do DOJ de que a privacidade é „indicativa de uma possível conduta criminosa“.

Após o anúncio, as três moedas visadas pela troca caíram de 15% a 25%, caindo apesar de Bitcoin ter atingido novos máximos de todos os tempos. Muitos pensavam que esta tendência continuaria, já que outras trocas deveriam seguir o exemplo.

Mas isto não aconteceu: na verdade, no dia do anúncio das desistências, o co-fundador da Gemini, Tyler Winklevoss, dobrou o compromisso de apoiar as moedas de privacidade.

Hoje, essas mesmas moedas que mergulharam no início deste ano estão começando a subir, superando Bitcoin, Ethereum e todas as outras moedas criptográficas, exceto algumas peças da DeFi.

Moedas para privacidade aumentam

De acordo com os dados do mercado CryptoSlate, as moedas de privacidade estão entre as moedas criptográficas de melhor desempenho nas últimas 24 horas.

Horizen (ZEN), uma moeda focada na privacidade, ganhou 45% nas últimas 24 horas e agora subiu quase 100% nos últimos sete dias.

Por uma ficha semelhante, ZEC, XMR e DASH ganharam mais de 20% nas últimas 24 horas. Todos os três ainda estão negociando em torno dos preços em que estavam antes do anúncio do Bittrex, mostrando o efeito que os deslistamentos tinham sobre o sentimento do mercado em torno das moedas de privacidade.

Embora haja alguns comerciantes que argumentam que há um componente técnico no rally de moedas de privacidade em andamento, parece que as moedas de privacidade estão se beneficiando de um aumento global de privacidade em geral.

Esta manhã, Chamath Palihapitiya notou que está se movendo para o Signal agora que a WhatsApp começou a corroer os direitos de privacidade que os usuários tinham na plataforma anteriormente.

Muitos outros investidores proeminentes, personalidades do Twitter e inovadores do Vale do Silício fizeram comentários semelhantes sobre a Whatsapp em particular e sobre a privacidade em geral.

Uma maior demanda por características de privacidade na tecnologia de hoje poderia dar um chute adicional a essas moedas focadas na privacidade.